Sofá com Grife

O lugar onde vive o designer e empresário do ramo de estofados mineiro Hélio Brum não poderia ser mais convidativo: em sua casa, no Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte, é possível experimentar um pouquinho da sofisticação, conforto e beleza de algumas peças que marcam a história da sua empresa de estofados, a Brum Design.

Logo na entrada, sua arte se espalha pelos ambientes integrados com o home theater em modelos com design contemporâneo, monocromáticos e destacados pela beleza plástica e pelo acabamento primoroso. Na sala de estar, há um sofá preto de couro de quatro lugares, com aspecto ligeiramente confortável. O designer revela o segredo: “São penas de ganso nos assentos e nos encostos”, diz.

Outro destaque na entrada é a poltrona amarela de camurça em formato de concha, com suporte de cabeça regulável, conforme a altura da pessoa, além das chaises de camurça cinza que integram o ambiente da lareira. Todas as peças com ar minimalista foram produzidas pelo designer. Esculturas de tigre, pantera e três musas de Leopoldo Martins complementam a decoração.

A inspiração de Hélio vem do design italiano. Ele visita anualmente a famosa feira de Milão. “Os designers e as tecnologias de lá me fascinam”, diz. No Brasil, o trabalho dele é encontrado na sua recém inaugurada loja Brum, no bairro Jardins , em São Paulo.


Prancheta, papel-ofício, lápis apontado e borrachas são suficientes para Hélio criar. “Não faço nada em computador”, diz o designer. Em seguida, ele faz questão de acompanhar todas as etapas da produção: marcenaria, espumação e acabamento final.

Hélio Brum montou a própria empresa de estofados quando tinha apenas 23 anos. Ele conta que a fonte de inspiração para entrar na atividade foi o pai, que era do ramo de fabricação de estofados. “Cresci vendo ele fazer isso. Eu desmanchava, entregava, fazia de tudo“, diz. A primeira fábrica do empresário era localizada em um imóvel no bairro Floresta, em Belo Horizonte.

Hoje as produções das peças da Brum são executadas em sua fábrica em Vespasiano, na grande BH. A empresa é reconhecida no mercado como escola de formadores de profissionais e sempre contrata jovens sem experiências. “Profissionais com mais experiência têm o cuidado necessário que eu preciso. Eu mesmo gosto de ensinar o trabalho e prepará-los para atender com a qualidade que prezamos”, diz. O primor do material e da mão de obra é espelhado no pai e traz o diferencial da sua linha a cada momento que lança suas peças, além do atendimento impecável ao cliente. “Cada um é como se fosse único”, explica. Pontualidade na entrega é outra característica do designer. “Isso é essencial”, diz.

A empresa tem alta produção mensal e – acreditem – Hélio Brum gosta de trabalhar em momentos de crise. “É quando você se destaca, lança o produto e se impõe. É preciso ser criativo, ousar. Se surgir alguma coisa de qualidade eu coloco no meu produto, independentemente da crise. Temos de oferecer o que há de melhor para nosso cliente”, afirma.

Hélio nasceu em Barbacena, interior de Minas Gerais, e tem três filhos jovens. Ele estudou Administração de Empresas mas se diz autodidata na hora de criar e fazer negócios. “A escola mais verdadeira é a vida”, afirma. O empresário é motivo de orgulho da sua irmã mais nova, Cláudia Brum: “Ele é um vencedor. Mantém o que meu pai ensinou na conduta de trabalho e fez o nome dele com mérito próprio. Cumprir com os compromissos é um lema forte entre nós”, diz Cláudia.

admin
Author: admin

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Relacionados

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba novidades

Registre-se